bem vindo(a)s ao nosso cantinho de informações.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

A confusão no FMI - o que acha Miriam Leitão

Confusão no FMI - Dominique Strauss Kahn, ex-número 1 do FMI, foi preso no sábado acusado de ataque sexual a uma camareira de um hotel em Nova York. Foi o asssunto da semana. Não apenas pelos desdobramentos da prisão, detalhes divulgados, fiança negada, depois aceita, mas com a condição de ele usar uma tornozeleira eletrônica.

A queda detonou uma briga diplomática. O acordo informal que deu à Europa o monopólio do cargo de diretor-gerente foi há mais de 60 anos. O mundo mudou, outros países ficaram mais importantes, os Estados Unidos perderam peso relativo no PIB Global, veio o G-20 em vez do G-7. Enfim, estava mais do que na hora de que a pessoa escolhida para dirigir o Fundo Monetário o fosse por mérito, e não por local de nascimento.

Mas a Europa, que precisa do FMI nesse momento por causa da crise da dívida em alguns países, não abre mão de indicar o sucessor. Os emergentes, no entanto, querem mudança.

Christine Lagarde, ministra das Finanças da França, é forte candidata. Com DSK metido em confusões, muda o cenário para as eleições na França: a ultradireita e Sakozy saem fortalecidos. Gordon Brown também quer ser candidato, mas precisaria do apoio do adversário partidário e hoje primeiro-ministro, David Cameron.

Por Miriam Leitão. 

Fonte: globo.com

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog do Caubí Torres - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo